Historial Entrada
o visões úteis dia-a-dia Pessoas

 

Actividades

quarta-feira, maio 28, 2008

Vou ao Porto - inauguração


VOU AO PORTO fotografia de Paulo Pimenta 31 de Maio a 8 de Junho - Estação de Metro Campo 24 de Agosto - 10h às 22h
(inauguração dia 31 às 16h)

Retratos de família: uma cidade que se vê ao espelho.

Na zona oriental do Porto cruzam-se auto-estradas e quintais, bairros sociais degradados e amplas alamedas arborizadas. Quem por lá passa não acredita que está no Porto. Quem por lá mora também não. Quando saem do seu bairro as pessoas dizem "vou ao Porto".

O Visões Úteis percorreu o Porto oriental num táxi com o espectáculo "O Resto do Mundo". Depois, o fotógrafo Paulo Pimenta focou o olhar nas pessoas, mais do que no cenário das ruas. Sete famílias, de São Pedro, Azevedo, Lagarteiro, Cerco do Porto e São João de Deus, foram por ele fotografadas onde moram, no local de origem e no Porto que desejam, em retratos de família que desenham o mapa da cidade. Um Porto de gente com cidades dentro.

"Vou ao Porto" é um trabalho que confronta e inclui processos de criação em arte contemporânea com população normalmente distante da produção artística e cujo quotidiano é marcado pelo afastamento e pela exclusão: de comodidades urbanas, do enquadramento turístico, dos serviços, dos outros.
"Vou ao Porto" é também a evolução natural do contacto anterior, o prolongamento das relações que se estabelecem entre pessoas que vivem (n)a mesma cidade. É ainda um modo de devolver o Porto aos seus habitantes: as famílias aqui retratadas são semelhantes a tantas outras, e distintas por isso mesmo, saem do bairro e vivem a cidade; por outro lado, a cidade que nunca entra nos bairros é confrontada com as famílias que os habitam. Todos cidadãos do Porto, em família, como nas fotografias.
publicado por VU às 00:25 [Ref.]

vale a pena abrir os olhos

Entradas Recentes

actualizamos as novidades
através do blogger
Visões Úteis 2006 :: Todos os direitos reservados