Historial Entrada
o visões úteis dia-a-dia Pessoas

 

Actividades

quarta-feira, maio 28, 2008

31 de Maio no FITEI

No dia 31 de Maio, no âmbito da programação paralela do XXI FITEI, inauguramos a exposição "Vou ao Porto", fotografia de Paulo Pimenta, pelas 16h na Estação de Metro Campo 24 de Agosto. E às 24h estreamos "A Caminho do Resto do Mundo", filme documentário de Pedro Maia, na Praça da Ribeira.
publicado por VU às 00:30 [Ref.]
0 comentário(s)

Vou ao Porto - inauguração


VOU AO PORTO fotografia de Paulo Pimenta 31 de Maio a 8 de Junho - Estação de Metro Campo 24 de Agosto - 10h às 22h
(inauguração dia 31 às 16h)

Retratos de família: uma cidade que se vê ao espelho.

Na zona oriental do Porto cruzam-se auto-estradas e quintais, bairros sociais degradados e amplas alamedas arborizadas. Quem por lá passa não acredita que está no Porto. Quem por lá mora também não. Quando saem do seu bairro as pessoas dizem "vou ao Porto".

O Visões Úteis percorreu o Porto oriental num táxi com o espectáculo "O Resto do Mundo". Depois, o fotógrafo Paulo Pimenta focou o olhar nas pessoas, mais do que no cenário das ruas. Sete famílias, de São Pedro, Azevedo, Lagarteiro, Cerco do Porto e São João de Deus, foram por ele fotografadas onde moram, no local de origem e no Porto que desejam, em retratos de família que desenham o mapa da cidade. Um Porto de gente com cidades dentro.

"Vou ao Porto" é um trabalho que confronta e inclui processos de criação em arte contemporânea com população normalmente distante da produção artística e cujo quotidiano é marcado pelo afastamento e pela exclusão: de comodidades urbanas, do enquadramento turístico, dos serviços, dos outros.
"Vou ao Porto" é também a evolução natural do contacto anterior, o prolongamento das relações que se estabelecem entre pessoas que vivem (n)a mesma cidade. É ainda um modo de devolver o Porto aos seus habitantes: as famílias aqui retratadas são semelhantes a tantas outras, e distintas por isso mesmo, saem do bairro e vivem a cidade; por outro lado, a cidade que nunca entra nos bairros é confrontada com as famílias que os habitam. Todos cidadãos do Porto, em família, como nas fotografias.
publicado por VU às 00:25 [Ref.]
0 comentário(s)

"A Caminho do Resto do Mundo" - estreia versão final


A CAMINHO DO RESTO DO MUNDO
Pedro Maia, FIC/DOC, Aprox. 25', COL
31 de Maio - Praça da Ribeira - 24h

A partir de "Heart of Darkness" de Joseph Conrad a companhia Visões Úteis realizou a peça "O Resto do Mundo", um espectáculo que atravessa o Porto.

"A Caminho do Resto do Mundo", um filme/documentário, parte do cruzamento entre o registo da peça e do resultado de um workshop realizado na Fundação de Serralves com 8 jovens dos bairros de S.João de Deus, Lagarteiro e Cerco do Porto, onde os participantes foram desafiados a filmarem, em Super 8, a sua visão pessoal do bairro a que pertencem.

Sinopse:
Marlow relata a sua viagem, rio acima, na direcção do mais remoto dos entrepostos comerciais. À medida que sobe o rio confronta-se, de forma violenta, não só com as trevas que pressente para lá das margens mas sobretudo com aquelas que vai cartografando no coração dos homens.
Evocando a recordação de Marlow, um taxista erra pela cidade ao encontro das suas trevas.

A Caminho do Resto do Mundo, a partir de "Heart of Darkness" de Joseph Conrad
Realização: Pedro Maia
Dramaturgia e Direcção: Ana Vitorino, Carlos Costa e Catarina Martins.
Banda Sonora Original e Sonoplastia: João Martins
Interpretação: Carlos Costa e Pedro Carreira
Câmara: Pedro Maia e Victor Santos
Edição e Pós Produção Video: Pedro Maia
publicado por VU às 00:19 [Ref.]
0 comentário(s)

quinta-feira, maio 15, 2008

Mais um encontro com o Pular a Cerca

Hoje na Escola Secundária do Cerco participamos no projecto "Palestras Divertidas" do Pular a Cerca, com uma sessão sobre palavras para alunos do 2º ciclo. Vemos com alegria como esta relação, que nasceu por causa do espectáculo "O Resto do Mundo" e se fortaleceu com a participação de jovens do Cerco no filme "A Caminho do Resto do Mundo", se tem mantido ao longo do tempo. Um encontro cúmplice que se revela consequente.
publicado por VU às 12:35 [Ref.]
0 comentário(s)

vale a pena abrir os olhos

Entradas Recentes

Arquivo de Novidades

actualizamos as novidades
através do blogger
Visões Úteis 2006 :: Todos os direitos reservados