  | 
      
    
  segunda-feira, janeiro 18, 2010
  
  
         
    
	 
	 Boom & Bang - Estreia!
	 
    
    
	 
	 	 	 	  
  Estreia da 35ª criação Visões Úteis Este é um espectáculo “portátil” em que vamos rir (para não chorar) com a crise financeira que abalou o mundo e que ainda mexe com o quotidiano de todos.  A estreia, no Porto, é já no dia 26 Janeiro às 22h no Labirintho Bar, e se quiser também pode jantar connosco!   As datas desta temporada são:
 
   26, 27, 28 Janeiro    23, 24, 25 Fevereiro    23, 24, 25 Março    Sempre às 22h  no LABIRINTHO BAR  
   Labirintho Bar 
 Rua Nossa Senhora de Fátima, 334
 4050-426 Porto
 Telf: (+351) 226 007 023 
	 	 	 	
Boom & Bang
 a partir de "The Power of Yes" de David Hare
 
 “Isto é uma nova espécie de socialismo. É o socialismo para os ricos. Para os outros está tudo na mesma. Só para os bancos é que há socialismo. O resto do pessoal continua tão à rasca como dantes. E é nesta altura que começamos a sentir uma certa sensação de injustiça, ou não é?”
 
 
 Dramaturgia e Direcção - Ana Vitorino e Carlos Costa
 Banda Sonora original e Sonoplastia - João Martins
 Interpretação - Ana Vitorino, Carlos Costa e Pedro Carreira
 Projecto Fotográfico - Paulo Pimenta
 Coordenação Técnica e Operação - Luis Ribeiro
 Produção Executiva - Joana Neto
 Assistência de Produção - Helena Madeira
 Design Gráfico - EntropiaDesign a partir de imagem de Ricardo Lafuente
 Produção - Visões Úteis
 Duração aproximada - 50 minutos    Classificação Etária - M12
 Informações - 22 200 61 44 
 Sobre o projecto
 Na sequência da crise económica que explodiu em Setembro de 2008, o National Theatre (Londres, Inglaterra) encomendou ao dramaturgo David Hare uma peça de teatro que se confrontasse com a referida situação e com os seus protagonistas. E desta forma David Hare dedicou vários meses não só ao estudo da situação mas também a entrevistas pessoais a banqueiros, economistas, especuladores, investidores, administradores, enfim, a todos aqueles que conheciam a história por dentro, desde que, naturalmente, estivessem dispostos a contá-la. O resultado final foi um texto rigoroso e complexo - em que se recusa qualquer desejo excessivo de dramatização e se procura antes contar uma história de ambição e ganância - intitulado “O poder do sim”, e bem a propósito sub-intitulado “Um dramaturgo tenta compreender a crise financeira”, cuja estreia mundial aconteceu, precisamente, no National Theatre de Londres, em Setembro de 2009.
 Na versão do Visões Úteis “O Poder do sim” apresenta-se vocacionado para um contacto muito próximo com o público, através do trabalho de 3 actores que convocam uma pluralidade de protagonistas da crise financeira, sem esquecer uma imprescindível aproximação à realidade portuguesa, no que podemos classificar de um espectáculo extremamente divertido, apesar de não ter piada nenhuma! Ou por outras palavras, uma tragicomédia financeira completamente enraizada no nosso aqui e agora.
Etiquetas: espectáculos  
    
    
  
  
  
  
  
 
  
    
  quarta-feira, janeiro 13, 2010
  
  
         
    
	 
	 Serviço Educativo - Pŕoximas Actividades
	 
    
    
	Encontram-se abertas as inscrições para as actividades do Serviço Educativo do Visões Úteis:
	 	 	 	
	 	 	 	AULAS DE TEATRO, com Ana Azevedo
A partir de 15 Janeiro 2010   Pretende-se abordar noções básicas de técnicas teatrais, explorando exercícios que consistem essencialmente no trabalho em grupo e no conhecimento pessoal. Estas aulas têm a particularidade de acompanharem os projectos da companhia, trabalhando temas que estão a ser explorados para a construção dos mesmos. 
Destinatários: Jovens e adultos, a partir dos 14 anos  Local: Fábrica Social, no espaço do Visões Úteis, às Sextas das 18h30 às 20h30.  Preço: 25 euros /mês   
  Ana Azevedo nasceu em Vila Nova de Famalicão em 1979.
  Formada no Balleteatro, Escola Profissional de Teatro do Porto e com pós-graduação em Texto Dramático da Faculdade de Letras do Porto. Frequentou, também, o Curso Superior de Tecnologias da Comunicação Audiovisual. Exerce a actividade de professora de teatro no Balleteatro e coordenadora do Serviço Educativo da Companhia Visões Úteis, onde também participa em alguns projectos como actriz. 
   --  --  
 
   WORKSHOP de VOZ, com Marina Freitas
 De 4 Fevereiro a 17 Junho 2010   Pretende-se desenvolver as capacidades respiratórias, fonadoras, de articulação e de projecção vocal de cada formando, tendo em conta as suas características individuais. Desta forma os participantes poderão explorar e aperfeiçoar as suas competências de expressão e comunicação.
 
 Destinatários: Maiores de 18 anos que dominem a língua portuguesa e utilizem a voz como ferramenta de trabalho na sua vida profissional.
  Local: Fábrica Social, no espaço do Visões Úteis, às Quintas das 19h às 21h.  Preço: 20 euros (inscrição) + 40 euros x 5 meses
  
  Marina Freitas nasceu no Porto em 1979.
 É licenciada em Teatro / Estudos Teatrais com especialização em voz pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto.
 Teve formação na área de voz com as seguintes pessoas: Maria João Serrão, António Salgado, Maria Luís França e Luís Madureira.
 Lecciona cursos de voz falada desde 2003.     
   
   Para inscrições e informações mais detalhadas acerca dos conteúdos:
 Visões Úteis
 Fábrica Social
 Rua da Fábrica Social s/n
 4000-201 Porto
 E-mail: mail@visoesuteis.pt
 Tlf: (+351) 22 200 6144  
  
Etiquetas: cursos de teatro, formação  
    
    
  
  
  
  
  
 
  
    
  terça-feira, janeiro 12, 2010
  
  
         
    
	 
	 Sessão de Esclarecimento: Apoios Pontuais e Anuais
	 
    
    
	Amanhã,  dia 13 de Janeiro 2010 às 21h, no espaço do Visões Úteis, na Fábrica Social a PLATEIA promove uma sessão de esclarecimento sobre o concurso aos Apoios Pontuais e Anuais 2010 da DGArtes. Esta sessão, vocacionada para os criadores mais jovens, está aberta não só aos associados da PLATEIA mas a todos os interessados em geral. A sessão será coordenada por Jorge Louraço (dramaturgo e crítico que já integrou juris de concursos anteriores), terá também a presença de Carlos Costa (Director da PLATEIA, responsável pelas Políticas Culturais e Socioprofissionnais) e Ada Pereira da Silva (produtora cultural). As inscrições deverão ser feitas através do telefone 22 200 61 44.  Etiquetas: conversas  
    
    
  
  
  
  
  
 
  
    
  sexta-feira, janeiro 08, 2010
  
  
         
    
	 
	 Novidades do mês
	 
    
    
	Ano Novo, Produção Nova! Estreamos já no final deste mês a nossa 35ª criação - “BOOM & BANG”. Partindo do texto “The power of yes” do dramaturgo inglês David Hare, estamos a criar mais uma aventura de “teatro portátil” em que vamos rir (para não chorar) com a crise financeira que abalou o mundo e que ainda mexe com o quotidiano de todos. A estreia será no Labirintho Bar, no Porto, onde o espectáculo poderá ser visto nas seguintes datas:26, 27, 28 Janeiro | 23, 24, 25 Fevereiro | 23, 24, 25 Março, sempre às 22h00.Preparamo-nos ainda para partir pelos caminhos de Cluny no âmbito da criação de “A Língua das Pedras”, um trabalho de Arte na Paisagem que integrará as comemorações dos 1100 anos da Ordem de Cluny. Desta vez pretendemos traçar uma cartografia da herança espiritual desta Ordem na Europa. A Ideia é atravessar os doze caminhos que, na Idade Média, partiam da cidade de Cluny em direcção ao mundo, para no fim do projecto criar uma instalação audio-visual que seja o reflexo de um património imaterial com mais de mil anos.Também vamos abrir as portas do espaço VU na Fábrica Social a todos os interessados em participar nas actividades do nosso Serviço Educativo.Estão já abertas as inscrições para os próximos Workshops: Workshop de Teatro com Ana Azevedo; Workshop de Voz com Marina Freitas; o Workshop Entre Viagens de dramaturgia no âmbito da Arte na Paisagem.Etiquetas: agenda  
    
    
  
  
  
  
  
 
  
 
       |  | 
                     
 vale a pena abrir os olhos  
        
 
  
  Entradas Recentes
    
    
  Arquivo de Novidades
    
  
      actualizamos as novidades através do  blogger 
  
  
  
     
       | 
        | 
        |