Historial Entrada
o visões úteis dia-a-dia Pessoas

 

Actividades

sexta-feira, março 26, 2010

Reacção à entrevista da Srª Ministra da Cultura ao jornal Público

Adivinhem quem é a Ministra do governo PS que tem o mesmo discurso da Direita Francesa?

Há cerca de um ano Nicolas Sarkozy afirmava a necessidade de "recentrar os apoios financeiros à criação artística", propondo "uma nova política cultural virada para a qualidade". Segundo o Presidente Francês, o tempo de encorajar a diversidade já teria ficado para trás e agora seria tempo para escolhas de qualidade, "escolhas justas".

Assim, o investimento público deixaria de tentar promover, antes de mais, a diversidade, a pluralidade e a acessibilidade da oferta artística - condições necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade democrática, plural e participada - para eleger como finalidade algo tão contingente como a "qualidade". Os contribuintes deixariam de financiar um bem mensurável e objectivo para financiarem algo de imensurável e completamente subjectivo.

Em Setembro do ano passado a PLATEIA alertou precisamente para a necessidade de evitar o "deslize" para Portugal, em nome da recessão, desta perspectiva da criação artística desenquadrada dos nossos tempos e mais própria de regimes que ainda hoje tentamos esquecer (ver http://plateia-apac.blogspot.com/2009/09/mas-em-portugal-ha-politica-cultural.html )

Só não imaginávamos que fosse a Ministra da Cultura do Partido Socialista - Gabriela Canavilhas, em entrevista ao jornal Público, em 24 de Março - a transpor para Portugal os disparates da direita francesa. E logo na semana em que os eleitores franceses penalizaram nas urnas a política de Nicolas Sarkozy.

Que pena, Senhora Ministra.
publicado por VU às 12:08 [Ref.]

vale a pena abrir os olhos

Entradas Recentes

actualizamos as novidades
através do blogger
Visões Úteis 2006 :: Todos os direitos reservados